O AVG continua com o título de antivírus mais baixado do Baixaki. Ao longo dos anos, ele conseguiu esse posto com seus recursos funcionais e, principalmente, com a eficiência na detecção e eliminação de malwares.
Depois de ter recebido consideráveis melhorias em seu desempenho na edição anterior (como arquivo reduzido e menor consumo de memória RAM), desta vez a desenvolvedora do aplicativo manteve o foco na segurança proporcionada pelo seu produto.
A versão 2013 deste antivírus acaba de sair do forno e traz uma reformulação em sua interface, novos recursos de proteção em nuvem e mecanismos para aumentar a segurança de acessos a redes Wi-Fi.
A novidade mais aparente do AVG Anti-Virus Free 2013 é a sua nova interface. O visual do antivírus ganhou uma coloração de fundo mais escura e seus detalhes, como botões e links, variam entre tons de verde. Outra peculiaridade desta nova edição é o seu suporte para computadores com telas sensíveis ao toque e a similaridade entre a aparência da sua tela principal com a nova interface do Windows 8.
A partir dessa tela, você acessa qualquer um dos componentes de segurança ou atualização. A interface está mais enxuta, com menos ícones, mas isso não significa que o AVG perdeu recursos. Ela apenas está mais simples para que você tenha uma interação mais amigável.
Agora, o programa não está mais dividido em seções. Assim, você encontra tudo o que precisa para proteger o seu PC em uma única janela. Logo que o antivírus é aberto, você se depara com as opções de iniciar a varredura da máquina e conferir as configurações de proteção para a navegação na web, para o recebimento e envio de email e sobre a privacidade da sua identidade.
Além disso, com um simples clique é possível acionar a central de atualização do programa, a qual pesquisa por novos bancos de dados e versões do aplicativo.
No atual mundo da tecnologia, existe uma tendência para que todos os tipos de programas sejam ou pelo menos contem com recursos baseados na computação em nuvem – também conhecida como cloud computing.
A versão 2013 do AVG conta com a função Protective Cloud Technology, a qual é responsável pelas atualizações automáticas para identificar e prevenir ameaças emergentes na internet – antes que elas cheguem ao seu PC.
Dessa forma, um novo malware pode ser detectado antes mesmo que ele conste nos banco de dados do antivírus instalado no seu computador. Além disso, esse mecanismo amplia a segurança de quem utiliza serviços de armazenamento online.
O antivírus é uma das ferramentas mais importante de proteção do PC. O AVG possui um grande e vasto repositório de classes de detecção de vírus e cavalos de troia. Um destaque é a localização especial para regiões afetadas, o que melhora o funcionamento do programa para os usuários brasileiros.
Este antivírus é capaz de verificar todo o computador, uma pasta selecionada ou um arquivo específico – o que pode ser feito de maneira bem prática, por meio do menu de contexto.
Não é de hoje que o AVG também conta com um componente dedicado a verificar e eliminar rootkits, um tipo de malware extremamente perigoso. O AVG é capaz de verificar aplicativos, bibliotecas DLL e drivers de maneira rápida ou completa para livrar seu computador desse tipo de ameaça.
O LinkScanner marca as páginas encontradas por meio de buscas como seguras ou não. Ele é compatível com os mais populares buscadores, incluindo Google, Yahoo! e Bing. Com essa ferramenta, você sabe antes de clicar no link se uma página é confiável ou deve ser evitada.
O navegador também é protegido com o Search-Shield e o Surf-Shield. Qualquer redirecionamento oriundo de uma pesquisa é verificado antes de você abrir. Tais complementos podem detectar também sites vulneráveis e outras ameaças online.
A lista de componentes do AVG ainda contempla outros recursos para o seu navegador. O Secure Search é um mecanismo de busca para que você faça pesquisas mais seguras.
Já a barra de ferramentas do AVG oferece atalhos para sites com informações gerais sobre o nível de segurança da internet. Por exemplo, se você quer saber se um site é seguro, pode usar o AVG Threat Labs. Você digita o endereço e confere a reputação, baseada na opinião de outros usuários.
Outro componente de segurança é o Identity Protection, que protege seus dados enquanto você navega pela internet. Ele monitora o modo como os programas se comportam no computador e bloqueia automaticamente qualquer atividade que possa levar ao roubo de suas informações pessoais.
Ainda encontramos a proteção de email, que verifica suas mensagens recebidas e também as enviadas para bloquear spam, vírus, ataques de phishing e demais práticas maliciosas.
Se você usa o Windows 7, pode pesquisar na área de gadgets (clique com o botão direito na Área de trabalho, depois em “Gadgets” e o AVG deve aparecer em destaque). Com a ferramenta instalada, é possível fazer a verificação do computador e buscar atualizações, além de acessar as páginas do AVG no Twitter e no Facebook.
Essa é uma maneira muito prática para utilizar as mais básicas funcionalidades do AVG sem a necessidade de acessar a interface do antivírus. Se você já tem o hábito de utilizar gadgets, certamente esse vêm a calhar.
O AVG não exige que você passe horas configurando o programa. A partir do momento em que ele é instalado, já começa a proteger seu computador. Mas ele não deixa os usuários mais rigorosos na mão, graças a uma extensa lista de configurações avançadas, que vão desde a aparência até o funcionamento detalhado do programa.
Cada componente pode ser configurado da melhor maneira que você julgar e, a qualquer momento, o programa pode voltar às configurações originais. Tudo o que o AVG registra é mantido no histórico. Esse menu dá acesso aos resultados da verificação e das detecções de proteção e também aos arquivos mantidos em quarentena.
Informações do Programa:
Nome: AVG Anti-Vírus Free 2013 2013.0.2667
Hospedagem: Baixaki
Tamanho: 4,20 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7/8
Categoria: Anti-Vírus
Comentários
Postar um comentário